Valorizando vidas, preservando o planeta

Credito de Floresta

O Que é Crédito de Floresta


O Crédito de Floresta é um Ativo gerado a partir da proteção de florestas, que são inventariadas e certificadas por meio de protocolos internacionais. 

O Crédito de Floresta, através da sua unidade de medida (UCS – Unidade de Crédito de Sustentabilidade), possui a natureza jurídica de direito sobre “bem intangível puro e incorpóreo transacionável e transferível”, nos moldes definidos no artigo 3, XXVII, da Lei n 12.651/2012. É gerada pelo compromisso de produzir benefícios ambientais através da proteção da natureza, associado a um plano de negócios que visa o desenvolvimento sustentável de uma região.

Os projetos contêm um conjunto de sistemas, processos e ações integradas, verificadas e validadas por empresas independentes, que permite o desenvolvimento sustentável do projeto e da região onde estão inseridos. O Crédito de Floresta, na forma de certificados de titularidade, permite a transferência e a transação dos direitos creditórios dos benefícios oriundos da proteção da vegetação nativa e os ativos biológicos gerados pelos projetos que preconizam proteção de florestas, implantação de unidades agroindustriais e ações sociais na comunidade local.

 


Benefícios para sua empresa com o CRÉDITO DE FLORESTA:

  • Compensa seus impactos ambientais
  • Aumenta seus ativos
  • Financia sua politica de sustentabilidade
  • Promove desenvolvimento regional
  • Agrega o valor da sustentabilidade aos seus produtos e a sua marca

Inicio

BMV Standard


É um padrão de caracterização de créditos do Programa Brasil Mata Viva que preconiza a Geração de Unidades de Créditos de Sustentabilidade - UCSVT BMV -  a partir da medição de indicadores ambientais, sociais e econômicos em regiões de Florestas resultantes da medição de estoques de carbono. 

Nasceu da união dos conceitos:

  • Preservação das Florestas e Biodiversidade,
  • Valorização da Cultura e,
  • Desenvolvimento Sustentável.

 

O BMV Standard sistematiza a atuação de todos os parceiros, produtores rurais dos Núcleos BMV e Programas e Projetos Brasil Mata Viva. Considera três elementos fundamentais na qualificação da adicionalidade dos projetos de preservação dos biomas florestais:

  • As emissões evitadas nas fronteiras do projeto,
  • A manutenção da biodiversidade e a capacidade dos biomas de prestação dos serviços ambientais e,
  • A melhoria da qualidade de vida dos habitantes das regiões de floresta.

Início

Vantagens do Investimento em Sustentabilidade BMV

Transparência

Os Certificados de UCSVT BMV têm número único e códigos de barras para assegurar que a duplicidade não ocorra. São acessíveis, rastreáveis e verificáveis. O investidor tem a sua disposição informações das unidades rurais e do Núcleo BMV na qual estão inseridas: localização, área total; área de vegetação nativa; área de influência, mapas, entre outras;

Sustentabilidade

O Credito de Floresta é um instrumento que transforma a proteção e preservação ambiental em oportunidade de investimento com retorno de capital investido e rentabilidade atrativa;

charts

Longevidade

O crédito garante a existência dos indivíduos, bem como das empresas e instituições, assegurando que a sua base de abastecimento (água e matérias-primas) esteja protegida;

agua

Responsabilidade Social

Transforma a imagem da empresa que passa de vetor de problemas, gerando impactos negativos ao meio ambiente, a protagonista das soluções e inovações ambientais;

social

Acessibilidade

Permite que os indivíduos, pessoas, empresas e instituições colaborem de forma transparente e segura, com ações que promovam a melhoria dos índices de sustentabilidade;

job

Credibilidade

Garantia a partir da verificação e validação por instituições de certificação de reconhecida credibilidade internacional.

tuv

Interação

Concilia causas humanitárias, proteção ambiental, produção de energia e alimentos e fixação do homem de forma equitativa e equilibrada.

harmony

Início

UCSVT BMV

É uma unidade de monetização gerada a partir da aplicação e verificação do BMV Standard em comunidades rurais, valorando os recursos naturais existentes, em carbono equivalente, bem como a proteção do bioma e serviços de conservação fornecidos pelos proprietários ou ocupantes de unidades rurais, que de outra forma exerceriam pressão sobre os habitats localizados dentro e em torno de suas unidades rurais.

A caracterização das UCSVT BMV se dá por meio da formalização do Projeto dentro de um instrumento denominado Certificado de UCSVT BMV.

O Certificado de UCSVT BMV é um instrumento gerado a partir da aplicação do BMV Standard de certificação de ações voltadas à sustentabilidade ambiental, social e econômica. Esta certificação é realizada por auditoria de terceiros: de Universidades a exemplo da UNESP; de Certificadoras Internacionais, TÜV Rheinland; e entidades públicas de gestão ambiental e social, como IDESA.

Como Utilizar a UCSVT BMV

    • Como Títulos para lastros em operações de crédito,
    • Como Títulos para compensação ambiental e social,
    • Como instrumento para alavancagem de recursos na promoção do desenvolvimento sustentável regional,
    • Como cotas de participação nas SPE's,
    • Como Créditos de Carbono (emissões voluntárias).

Início