Ser Natureza realiza audiência pública para anunciar nova etapa de recuperação do Córrego Cerrado

Escrito em 28/11/2016

Ser Natureza

Audiência pública em Sanclerlândia
Audiência pública em Sanclerlândia

Foi realizada na última semana em Sanclerlândia uma audiência pública para apresentar a terceira etapa de recuperação do Córrego Cerrado, evento que reuniu equipes do Ministério Público, o grupo de trabalho do Ser Natureza, autoridades locais, proprietários rurais, técnicos da Emater e Saneago, educadores, e participantes do programa Brasil Mata Viva. Sob a coordenação da promotora de Justiça Andréia Zanon, a atividade teve início com as boas-vindas pelo MP, seguida de uma apresentação dos alunos da Escola de Tempo Integral Onésimo de Jesus Vieira.

No encontro,foi exibido o projeto de conservação de solo de quatro propriedades rurais, num total de 735 hectares, envolvendo recursos de cerca de R$ 250 mil. Detalhado pelo engenheiro florestal Leo Lince do Carmo Almeida, o projeto (clique aqui) visa realizar práticas de manejo e conservação de solo na microbacia, reduzindo, assim, a concentração e a velocidade da enxurrada, dando à água maior tempo para infiltração e limitando a sua capacidade de causar erosão. Desta forma, serão implantados terraceamento em nível e feita a construção de barraginhas. 

Estão incluídas nesta fase as propriedades São José da Cachoeira, de Adeniulda Maria de Oliveira do Carmo; Retiro do Mangabal, de Januário Antônio de Andrade; São José da Cachoeira 2, de Ademir Maria de Oliveira e Antônio Martins; e São José da Cachoeira, de Valter Tavares do Amaral. Todos eles participaram desde o início do projeto, ou seja, da primeira e segunda etapas, quando foram realizados o cercamento e plantio de nascentes, há cerca de um ano e meio. Resultados esses que, inclusive, foram mostrados pelo coordenador do grupo de trabalho, Ericson Martins, de Oliveira em vídeo (clique aqui).

Esses proprietários rurais foram homenageados no evento com um certificado emitido pelo Ministério Público de Goiás pela importante parceria e empenho na recuperação do Córrego Cerrado, sendo certificados também Márcio Gomes, Filogônio Rosique, Nelson Rodrigues Lopes e Júlio César de Assis Andrade.

Sobre a participação no projetos , os fazendeiros fizeram questão de reafirmar a confiança na parceria desenvolvida pelo Ser Natureza, como foi nas outras duas etapas, confirmando a sua disposição de fazer o possível para implantar as práticas de conservação do solo, pois sabem de sua importância para a propriedade rural e para o meio ambiente.

Conforme previsão da Emater, o cronograma de execução das ações de implantação e manutenção será realizado a partir de agora e durante todo o ano de 2017, em gestão compartilhada com o MP, Saneago, prefeitura, produtores e o próprio órgão de extensão e inovação rural. As explicações sobre a etapa foram acompanhadas pelo técnico Raimundo Alves de Morais, da Emater de Santa Rosa.

Contribuições ao Ser Natureza
Na audiência pública, a Saneago, representada pelo superintendente Wanir José Medeiros Júnior e por Mariusa Aparecida, da Gerência de Proteção de Mananciais, apresentou as contribuições feitas pelo órgão ao Projeto Ser Natureza entre 2014 e 2016, sendo que, no caso de Sanclerlândia, o investimento foi de 3 mil mudas de espécie nativas utilizadas no cercamento de quase 30 nascentes.

Também foi dada a palavra aos participantes do Programa Brasil Mata Viva, que falaram um pouco sobre sua proposta de apoio aos projetos ligados à área ambiental, o que será mais detalhado em outra oportunidade.

Ao final, o prefeito Walkler Rodrigues destacou a importância do projeto para a comunidade, agradecendo aos parceiros, uma vez que a administração municipal também contribuiu para o desenvolvimentos das etapas já realizadas. A audiência pública foi encerrada pela promotora de Justiça que, enfatizou, mais uma vez, a importância de se ter água nas propriedades e à disposição dos moradores, uma vez que o Córrego Cerrado é manancial de abastecimento da cidade. (Cristiani Honório – Fotos: João Sérgio / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Fotos

Apresentação de alunos abre evento
Projeto técnico da Emater
Técnicos da Emater esclarecem dúvidas
Coordenador do grupo mostra etapas realizadas e resultados

MP presta homenagem aos proprietários
Saneago presente ao encontro
Prefeito fala da importância da parceria
Brasil Mata Viva mostra proposta