Valorizando vidas, preservando o planeta

Crédito de Floresta BMV é usado para compensar impacto das Olimpíadas 2016.


O Crédito de Floresta foi o principal instrumento utilizado pelo Governo do Rio de Janeiro para a compensação do impacto ambiental provocado pelas Olímpiadas de 2016.  Para conseguir esta tarefa foram criados os Jogos Limpos 2016, e por meio de uma chamada pública, o mercado empresarial foi convidado a participar, recebendo como contrapartida, para cada empresa envolvida,  um selo de qualidade. Treze empresas se dispuseram a adquirir  de títulos ambientais, na forma de Créditos de Floresta,  para cedê-los ao governo carioca e assim contribuir com a compensação da emissões provocadas pelos jogos Olímpicos, que vêm principalmente da montagem de tendas temporárias, obras, sistema de transporte de torcedores e família olímpica.

Ao todo, com a participação destas empresas, foram compensados  1,6 milhão de toneladas de gás carbônico emitidos em obras relacionadas aos Jogos, sob responsabilidade do poder público. O restante dos  3,6 milhões de toneladas a serem compensados – cerca de  2 milhões de toneladas  - foram compensados por meio de ações do Comitê Organizador da Rio-16, que já havia cumprido sua parte em parceria com a empresa Dow, patrocinadora do COI (Comitê Olímpico Internacional).

No Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, do dia 27 de outubro passado, por meio da Resolução 539, a Secretaria de Estado do Ambiente-RJ,  tornou pública a lista dos doadores oficiais de créditos ambientais para o Programa Jogos Limpos 2016. Doaram ao Estado:

Associação dos Produtores do Madeira Mata Viva 800 mil Créditos de Floresta (UCS/BMV)
Agropecuária Nossa Senhora do Carmo S.A. 300 mil Créditos de Floresta (UCS/BMV)
Associação dos Produtores do Teles Pires 250 mil Créditos de Floresta (UCS/BMV)
Associação dos Produtores do Núcleo Arinos 239 mil e 950  Créditos de Floresta (UCS/BMV)                        
Grafopel Gráfica e Editora Eireli 5 mil Créditos de Floresta (UCS/BMV)
IMEI Consultoria 5 mil Créditos de Floresta (UCS/BMV)
Associação de Bancos nos Estados de Goiás, Tocantins e Maranhão 5 mil Créditos de Floresta (UCS/BMV)
Clube Pasi de Seguro 5 mil Créditos de Floresta (UCS/BMV)
ESBR Energia Sustentável do Brasil, que engloba as empresas Eletrosul, Chesf,  Engie Brasil e  Mitsui 70 mil Créditos de Carbono (CERs)

Publicação no Diário Oficial Rio de Janeiro

UCS<sup>VT</sup> BMV
Publicação no Diario Oficial RJ