Valorizando vidas, preservando o planeta

Programa BMV

Quem Somos

Brasil Mata Viva é uma metodologia que foi desenvolvida através de uma rede de empresas parceiras, cuja missão é Gerar e Desenvolver Soluções em Sustentabilidade.

Essa metodologia tem como base o PSA (Pagamentos por Serviços Ambientais), que gera como produto o Crédito Floresta. Esse crédito é gerado a partir da preservação de áreas de florestas (incluindo APPs e Reserva Legal), sejam em propriedades rurais privadas ou em áreas de conservação pública. O Crédito de Florestas é classificado como sendo um “bem intangível, incorpóreo, transacionável e transferível”.

Pelo Programa do Brasil Mata Viva, produtores rurais se unem em ‘Núcleos de Desenvolvimento’, através de uma associação legitimada em audiência pública, e assumem o compromisso de preservarem 100% do seu ‘patrimônio ambiental’ (= florestas nativas + seu estoque de carbono + sua biodiversidade + recursos hídricos + uso do solo + produção agrícola).

O Programa BMV concilia atividade humana, preservação ambiental, produção de alimentos e de energia renovável, propiciando a manutenção de vida no planeta através de ações que evitam o desmatamento, associadas à melhoria da condição de vida da comunidade local.

O que fazemos


Desenvolvemos e abrigamos projetos que contemplam a Sustentabilidade nas três dimensões - Social, Ambiental e Ecônomica - sendo viabilizados pela cotização da participação, por meio do instrumento de crédito denominado Crédito de Floresta, a partir dos "Certificados de Unidade de Crédito de Sustentabilidade" - UCS.

Início

Nossa Cultura

O Movimento Brasil Mata Viva significa a concretização da vontade de desenvolvimento sustentável presente nas comunidades rurais organizadas em nossas associações.

Nós, ao utilizarmos da Metodologia desenvolvida ao longo da última década, damos substância à vontade quando reunimos as ferramentas econômicas necessárias para criar o Programa Brasil Mata Viva em cada Projeto, iniciando assim a criação do Polo de Desenvolvimento Sustentável.

Cada Polo reúne em si as características culturais latentes de cada região representadas por votação e identificadas nas audiências públicas realizadas quando da fundação de cada Núcleo.

A essas escolhas identificadas, unimos os mais abrangentes e avançados conceitos de Desenvolvimento Econômico, Preservação Ambiental e Responsabilidade Social para que se promova uma verdadeira revolução nas relações entre os moradores, seus lares e o Meio Ambiente que os acolhe.

O Movimento é, assim, a construção conjunta de um amanhã melhor para todos.

Desde os fazendeiros às empresas parceiras, acreditamos que somente por meio da união podemos cuidar do nosso Planeta e valorizar as vidas nele existentes.

produtor meio 

ambiente production

Início

Nossas Ferramentas


Para desenvolver nossas ferramentas, escolhemos os melhores elementos tradicionais e os combinamos com as mais recentes inovações científicas e tecnológicas. Assim, estamos criando as mais abrangentes e rigorosas soluções para o produtor rural e para o investidor. Com competência e transparência, nos esforçamos em ser um agente importante na criação de um mundo melhor. Temos três ferramentas fundamentais para nossa atuação:

Programa Brasil Mata Viva

A IMEI Consultoria detém a propriedade intelectual desta que, hoje, é uma das mais avançadas ferramentas para preservação ambiental e promoção de atividades produtivas para desenvolvimento regional que contemplem as nuances culturais relevantes às comunidades participantes.

Matriz Produtiva

Por ser o cerne de cada Polo de Desenvolvimento Sustentável, a Matriz Produtiva é especialmente desenhada de acordo com as necessidades, vocações e vontades da comunidades rural onde o Projeto se desenvolva. Um modelo matemático preciso e compreensivo que viabiliza a produção e facilita seu escoamento, plantando as sementes do desenvolvimento por servir de promotor de educação das crianças e capacitação dos profissionais das localidades onde atuamos e nas regiões vizinhas. Outro papel é estimular e concretizar a criação conjunta de fábricas e indústrias de propriedade coletiva das Associações.

Crédito de Floresta

O Crédito de Floresta titula o indivíduo ou a instituição como patrocinador(a) de um amplo e estruturado sistema de desenvolvimento sustentável das atividades produtivas rurais, com a inserção, a preparação e o comprometimento das comunidades ali estabelecidas, cujos membros serão os beneficiários diretos dos resultados dos modernos processos implantados. Uma vez emitido o certificado tem-se então um direito, traduzido em quantidade de UCSvt BMV, as quais poderão ser utilizadas, para os seguintes propósitos:
  • Como Títulos para lastros em operações de crédito;
  • Como Títulos para compensação ambiental e social;
  • Como instrumento para alavancagem de recursos na promoção do desenvolvimento sustentável regional;
  • Como cotas de participação nas SPEs;
  • Como Créditos de Carbono (emissões voluntárias).
O Crédito de Floresta enquanto reconhecimento do intitulamento humano ao gozo do Meio Ambiente saudável, permite a expansão das liberdades individuais por estar baseada fundamentalmente nos pilares (i) desenvolvimento econômico, (ii) ética ambiental, e (iii) responsabilidade social.

Início

Nossa Consolidação


O Movimento Brasil Mata Viva aglutina seu poder de transformação e proteção por ser uma resposta coerente e eficaz à destruição sistêmica da Natureza que afeta todo o planeta. Graças às proporções dos nossos projetos, somos capazes de proteger e garantir a valorização da vida na Terra de um modo sem precedentes históricos. Temos consciência do desafio, e nos colocamos à vanguarda do desenvolvimento sustentável por acreditarmos em um mundo melhor ao alcance de todos.

Nossa solidez é fruto da adesão de nossos parceiros, fornecedores e agentes comprometidos com os objetivos a se alcançar. Como um formigueiro, nossa força vem da capacidade individual de transformação do ambiente ao nosso redor e pela promoção da proteção conjunta de cada um dos participantes, inseridas em um contexto maior de cuidado com o Planeta Terra e suas formas de vida. A coesão é ouro, a união é a solução.
Escola Santa Cruz do Xingu Assembleia Ambiente

Início

Padrão BMV

O Que é o Padrão BMV?

É o conjunto de normas, protocolos, procedimentos e ações que regem o desenvolvimento de projetos que tem por objetivo, a proteção, preservação e conservação ambiental, em conformidade com o Programa Brasil Mata Viva. O Programa abriga projetos estruturados com o objetivo de conciliar a proteção do ambiente natural com a valorização e melhoria da condição da vida humana

Através da articulação de vários parceiros, empresas, universidades e cientistas de varias partes do mundo, desenvolvemos um novo modelo econômico replicável, com preservação ambiental, desenvolvimento das comunidades rurais e bases sustentáveis, para todo o processo produtivo. O Padrão atua nos três pilares da sustentabilidade: o econômico, o social e o ambiental, criando condições de preservar a vida e, ao mesmo tempo, financiar o desenvolvimento econômico e social.

Origem dos Créditos

Os Créditos de Florestas são títulos gerados a partir de certificação de projetos de investimentos em Proteção de florestas e produção de alimentos e energia, em áreas rurais que integram ao Programa Brasil Mata Viva.

Proprietários de Áreas rurais aderem ao Programa Brasil Mata Viva. Suas áreas são cadastradas e inventariadas, mensurando-se o seu Patrimônio Natural - com base no inventário dos estoques de carbono florestal, biodiversidade, recurso hídricos, custo de oportunidade da terra, entre outros fatores. Os produtores rurais aderem voluntariamente ao programa e se comprometem com as ações relacionadas ao desenvolvimento agrícola sustentável local e investimentos nos aspectos sociais. Esse compromisso é registrado e monitorado, devendo seguir as exigências previstas no Plano de Atividade Produtiva e Adequação Ambiental – PAPA.

O Projeto de Uso da Terra apresentado no PAPA prevê a atividade rural de proteção das áreas nativas e contém o inventário do Patrimônio Ambiental da Propriedade Rural mensurado a partir do metro cúbico da Madeira Nativa das áreas de mata da fazenda e isto equivale a Carbono estocado. Para se transformar em patrimônio ambiental é realizado na área o inventário do estoque de madeira nativa, mapeados os recursos hídricos, quantificados os estoques de carbono de biomassa e solo, cumprindo todo o ciclo do Crédito de Sustentabilidade: O Certificado de UCS é emitido a partir de verificação, validação, certificação e registro por parte de instituições Terceiras partes:


O registro de documentos, procedimentos, audiências públicas e atos legais que comprovam a legitimidade dos créditos podem ser visualizados na Plataforma do Sistema de Geração de Créditos.

Reconhecimento do Brasil Mata Viva

Empresa Gestora:

Terceiras Partes:

 

Organizações Parceiras:

Financeiras

Técnicas e Cientificas;

Empresas Privadas;

Decretos/Leis:

  • Governo do Estado do Mato Grosso: 

    • Lei n° 9.497 (Teles Pires Mata Viva);
    • Lei n° 8.981 (Xingu Mata Viva); Dispõe sobre o reconhecimento oficial do Programa Xingu Mata Viva como de interesse público e socioambiental
    • Lei n° 9.498.(Arinos Mata Viva).
  • Governo do Estado do Mato Grosso do Sul: DECRETO No 13.777, DE 7 DE OUTUBRO DE 2013.

  • Município de Goiás (Reconhecimento e criação do ‘Selo Vila Boa de Sustentabilidade’).



ENTE/INSTITUIÇÃO

Início


Nossos Parceiros Financeiros

EuroBrazil Chinex Site

Nossos Parceiros Científicos

TUV Unesp INSTITUTO GLOBAL BIOSFERA FEPAF

Nossos Parceiros Comerciais

FOREST FRIEND PÂMELA PÁDUA RGC 03

Distribuidores

BTAAB IMEI BMTCA

Início