Valorizando vidas, preservando o planeta

Programa BMV

Quem Somos

Brasil Mata Viva é uma metodologia que foi desenvolvida através de uma rede de empresas parceiras, cuja missão é Gerar e Desenvolver Soluções em Sustentabilidade.

Essa metodologia tem como base o PSA (Pagamentos por Serviços Ambientais), que gera como produto o Crédito Floresta. Esse crédito é gerado a partir da preservação de áreas de florestas (incluindo APPs e Reserva Legal), sejam em propriedades rurais privadas ou em áreas de conservação pública. O Crédito de Florestas é classificado como sendo um “bem intangível, incorpóreo, transacionável e transferível”.

Pelo Programa do Brasil Mata Viva, produtores rurais se unem em ‘Núcleos de Desenvolvimento’, através de uma associação legitimada em audiência pública, e assumem o compromisso de preservarem 100% do seu ‘patrimônio ambiental’ (= florestas nativas + seu estoque de carbono + sua biodiversidade + recursos hídricos + uso do solo + produção agrícola).

O Programa BMV concilia atividade humana, preservação ambiental, produção de alimentos e de energia renovável, propiciando a manutenção de vida no planeta através de ações que evitam o desmatamento, associadas à melhoria da condição de vida da comunidade local.

O que fazemos


Desenvolvemos e abrigamos projetos que contemplam a Sustentabilidade nas três dimensões - Social, Ambiental e Ecônomica - sendo viabilizados pela cotização da participação, por meio do instrumento de crédito denominado Crédito de Floresta, a partir dos "Certificados de Unidade de Crédito de Sustentabilidade" - UCS.

Início

Nossa Cultura

O Movimento Brasil Mata Viva significa a concretização da vontade de desenvolvimento sustentável presente nas comunidades rurais organizadas em nossas associações.

Nós, ao utilizarmos da Metodologia desenvolvida ao longo da última década, damos substância à vontade quando reunimos as ferramentas econômicas necessárias para criar o Programa Brasil Mata Viva em cada Projeto, iniciando assim a criação do Polo de Desenvolvimento Sustentável.

Cada Polo reúne em si as características culturais latentes de cada região representadas por votação e identificadas nas audiências públicas realizadas quando da fundação de cada Núcleo.

A essas escolhas identificadas, unimos os mais abrangentes e avançados conceitos de Desenvolvimento Econômico, Preservação Ambiental e Responsabilidade Social para que se promova uma verdadeira revolução nas relações entre os moradores, seus lares e o Meio Ambiente que os acolhe.

O Movimento é, assim, a construção conjunta de um amanhã melhor para todos.

Desde os fazendeiros às empresas parceiras, acreditamos que somente por meio da união podemos cuidar do nosso Planeta e valorizar as vidas nele existentes.

produtor meio 

ambiente production

Início

Nossas Ferramentas


Para desenvolver nossas ferramentas, escolhemos os melhores elementos tradicionais e os combinamos com as mais recentes inovações científicas e tecnológicas. Assim, estamos criando as mais abrangentes e rigorosas soluções para o produtor rural e para o investidor. Com competência e transparência, nos esforçamos em ser um agente importante na criação de um mundo melhor. Temos três ferramentas fundamentais para nossa atuação:

Programa Brasil Mata Viva

A IMEI Consultoria detém a propriedade intelectual desta que, hoje, é uma das mais avançadas ferramentas para preservação ambiental e promoção de atividades produtivas para desenvolvimento regional que contemplem as nuances culturais relevantes às comunidades participantes.

Matriz Produtiva

Por ser o cerne de cada Polo de Desenvolvimento Sustentável, a Matriz Produtiva é especialmente desenhada de acordo com as necessidades, vocações e vontades da comunidades rural onde o Projeto se desenvolva. Um modelo matemático preciso e compreensivo que viabiliza a produção e facilita seu escoamento, plantando as sementes do desenvolvimento por servir de promotor de educação das crianças e capacitação dos profissionais das localidades onde atuamos e nas regiões vizinhas. Outro papel é estimular e concretizar a criação conjunta de fábricas e indústrias de propriedade coletiva das Associações.

Crédito de Floresta

O Crédito de Floresta titula o indivíduo ou a instituição como patrocinador(a) de um amplo e estruturado sistema de desenvolvimento sustentável das atividades produtivas rurais, com a inserção, a preparação e o comprometimento das comunidades ali estabelecidas, cujos membros serão os beneficiários diretos dos resultados dos modernos processos implantados. Uma vez emitido o certificado tem-se então um direito, traduzido em quantidade de UCSvt BMV, as quais poderão ser utilizadas, para os seguintes propósitos:
  • Como Títulos para lastros em operações de crédito;
  • Como Títulos para compensação ambiental e social;
  • Como instrumento para alavancagem de recursos na promoção do desenvolvimento sustentável regional;
  • Como cotas de participação nas SPEs;
  • Como Créditos de Carbono (emissões voluntárias).
O Crédito de Floresta enquanto reconhecimento do intitulamento humano ao gozo do Meio Ambiente saudável, permite a expansão das liberdades individuais por estar baseada fundamentalmente nos pilares (i) desenvolvimento econômico, (ii) ética ambiental, e (iii) responsabilidade social.

Início

Nossa Consolidação


O Movimento Brasil Mata Viva aglutina seu poder de transformação e proteção por ser uma resposta coerente e eficaz à destruição sistêmica da Natureza que afeta todo o planeta. Graças às proporções dos nossos projetos, somos capazes de proteger e garantir a valorização da vida na Terra de um modo sem precedentes históricos. Temos consciência do desafio, e nos colocamos à vanguarda do desenvolvimento sustentável por acreditarmos em um mundo melhor ao alcance de todos.

Nossa solidez é fruto da adesão de nossos parceiros, fornecedores e agentes comprometidos com os objetivos a se alcançar. Como um formigueiro, nossa força vem da capacidade individual de transformação do ambiente ao nosso redor e pela promoção da proteção conjunta de cada um dos participantes, inseridas em um contexto maior de cuidado com o Planeta Terra e suas formas de vida. A coesão é ouro, a união é a solução.
Escola Santa Cruz do Xingu Assembleia Ambiente

Início

Padrão BMV

O Que é o Padrão BMV?

É o conjunto de normas, protocolos, procedimentos e ações que regem o desenvolvimento de projetos que tem por objetivo, a proteção, preservação e conservação ambiental, em conformidade com o Programa Brasil Mata Viva. O Programa abriga projetos estruturados com o objetivo de conciliar a proteção do ambiente natural com a valorização e melhoria da condição da vida humana

Através da articulação de vários parceiros, empresas, universidades e cientistas de varias partes do mundo, desenvolvemos um novo modelo econômico replicável, com preservação ambiental, desenvolvimento das comunidades rurais e bases sustentáveis, para todo o processo produtivo. O Padrão atua nos três pilares da sustentabilidade: o econômico, o social e o ambiental, criando condições de preservar a vida e, ao mesmo tempo, financiar o desenvolvimento econômico e social.

Origem dos Créditos

Os Créditos de Florestas são títulos gerados a partir de certificação de projetos de investimentos em Proteção de florestas e produção de alimentos e energia, em áreas rurais que integram ao Programa Brasil Mata Viva.

Proprietários de Áreas rurais aderem ao Programa Brasil Mata Viva. Suas áreas são cadastradas e inventariadas, mensurando-se o seu Patrimônio Natural - com base no inventário dos estoques de carbono florestal, biodiversidade, recurso hídricos, custo de oportunidade da terra, entre outros fatores. Os produtores rurais aderem voluntariamente ao programa e se comprometem com as ações relacionadas ao desenvolvimento agrícola sustentável local e investimentos nos aspectos sociais. Esse compromisso é registrado e monitorado, devendo seguir as exigências previstas no Plano de Atividade Produtiva e Adequação Ambiental – PAPA.

O Projeto de Uso da Terra apresentado no PAPA prevê a atividade rural de proteção das áreas nativas e contém o inventário do Patrimônio Ambiental da Propriedade Rural mensurado a partir do metro cúbico da Madeira Nativa das áreas de mata da fazenda e isto equivale a Carbono estocado. Para se transformar em patrimônio ambiental é realizado na área o inventário do estoque de madeira nativa, mapeados os recursos hídricos, quantificados os estoques de carbono de biomassa e solo, cumprindo todo o ciclo do Crédito de Sustentabilidade: O Certificado de UCS é emitido a partir de verificação, validação, certificação e registro por parte de instituições Terceiras partes:


O registro de documentos, procedimentos, audiências públicas e atos legais que comprovam a legitimidade dos créditos podem ser visualizados na Plataforma do Sistema de Geração de Créditos.

Reconhecimento do Brasil Mata Viva

Empresa Gestora:

Terceiras Partes:

 

Organizações Parceiras:

Técnicas e Cientificas;

Empresas Privadas;

Decretos/Leis:

  • Governo do Estado do Mato Grosso: 

    • Lei n° 9.497 (Teles Pires Mata Viva);
    • Lei n° 8.981 (Xingu Mata Viva); Dispõe sobre o reconhecimento oficial do Programa Xingu Mata Viva como de interesse público e socioambiental
    • Lei n° 9.498.(Arinos Mata Viva).
  • Governo do Estado do Mato Grosso do Sul: DECRETO No 13.777, DE 7 DE OUTUBRO DE 2013.

  • Município de Goiás (Reconhecimento e criação do ‘Selo Vila Boa de Sustentabilidade’).



ENTE/INSTITUIÇÃO

Início


Nossos Parceiros Científicos

TUV Unesp INSTITUTO GLOBAL BIOSFERA FEPAF

Nossos Parceiros Comerciais

FOREST FRIEND PÂMELA PÁDUA RGC 03

Distribuidores

BTAAB IMEI BMTCA

Início